Hilídeos – Pererecas

Hylidae é uma família de rãs selvagens comumente referidas como Pererecas, rainetas ou relas. No entanto,  incluem uma diversidade de espécies de “sapos”, muitos dos quais não vivem em árvores, mas são terrestres ou semi-aquáticos.

De pequeno porte, caracterizam-se pelos dedos terminados em ventosa, que lhe permitem prender-se a superfícies verticais. São dotadas de membranas elásticas, localizadas entre os dedos e podem realizar vôos de quase dois metros.

A maioria dos hilídeos mostram adaptações adequadas para um estilo de vida arbórea, incluindo olhos na frente fornecendo uma visão binocular, e almofadas adesivas nas patas dianteiras e traseiras.

Importante lembrar que as pererecas, assim como sapos e rãs, estão sendo banidos devido alterações e destruição de seu habitat e, apesar de causarem certo nojo e pavor, são indicadores de um meio ambiente saudável.

Esta rela estava coaxando próximo a janela de onde eu estava. Saí correndo, peguei a câmera nova e a fotografei.
Ela estava em cima de uma casinha que construímos para colocar alpiste para os pássaros. Até essa foto, NENHUM pássaro pousou nela. Esta visitante de olhar profundo foi a primeira a estrear.
Um flash e um disparo foram suficientes para registrar esse momento. Logo em seguida apaguei as luzes e a deixei a vontade para voltar “cantarolar”.

Perereca


Fonte: Wikipédia – Hylidae

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *