Bem-vindo ao nosso Blog!

O Blog Meu Quintal partiu de uma ideia simples, a de publicar o que existe, existiu e poderá existir dentro de uma área de apenas 700 metros quadrados.
A vontade de ter em um pequeno espaço um pouco daquilo que a natureza nos oferece.
A princípio a vontade era a mais simples, seguir os passos que nos foram ensinados de como fazer um Belo Jardim, ter um Pomar, cultivar um Canteiro de Flores, ter uma pequena Horta e tal.
De início até que entramos no clima, tudo arrumado, podado, uma graminha aqui e outra lá. Mas aos pouco a nossa interferência foi sendo deixada de lado, pois cuidar do espaço não é nada fácil, requer tempo e dedicação.
Como já dissemos, deixamos a Natureza tomar conta do nosso espaço, e aos poucos foram surgindo uma plantinha aqui, outra ali e fomos observando o que elas tinham a oferecer, pois, tenha certeza de que todas têm o seu papel e influência no Meio Ambiente.

Algumas espécies que surgiram têm como característica dominar o meio e sua força pode não deixar com que outras espécies progridam.
Sem muita habilidade e conhecimento interferimos e retiramos as mais dominantes, mas sem exterminar, só diminuir o seu domínio.
Vamos repetir várias vezes e com muita felicidade o surgimento de uma nova espécie e infelizmente o desaparecimento de outra.
Nem sempre colocar o dedo onde não se é chamado dá certo.
Mas algumas interferências podem ajudar, é como ganhar na loteria, e foi o que aconteceu! Havia uma planta que estava em um vaso havia tempo, e como neste espaço já existiam algumas espécies deixadas por nós, tive a idéia de plantar essa muda entre outras duas árvores conhecidas como Pereira.
Plantei a muda, um Ficus Elástica, nada natural para esse meio.
Passaram-se anos e ela cresceu imponente, e como não esperávamos, começou a produzir pequenas bolinhas esverdeadas, que depois amadureciam e ficavam vermelhas.
A nossa surpresa foi perceber que várias espécies de Pássaros começaram a se alimentar desses frutos.
Como já se sabe, os pássaros se alimentam e alí mesmo defecam, com isso foram semeando para nós novas espécies de plantas.
Agora vamos dar uma pausa, pois a história é longa e gratificante, e aos poucos faremos seus novos capítulos.
Cada capítulo irá mostrar que a Natureza, se deixada de lado (em PAZ), pode nos dar um sem número de Espécies de Plantas, Animais, Insetos e fenômenos, se nós não interferirmos.
A nossa intenção não é a de ensinar ou ser científico com relação as espécies de Plantas, Animais e Insetos que iremos mostrar, mas sim a de simplesmente mostar tudo que temos no Nosso Quintal.
Aos poucos descobriremos o nome de cada uma delas e com muita ajuda mostrar o que cada uma representa.
E, novamente, SEJA BEM-VINDO!!! 😀

11 comentários sobre “Bem-vindo ao nosso Blog!

  1. Oi boa tarde. Vi o blog no Terra da Gente e gostei muito, é tudo muito lindo. Deve ser maravilhoso viver em meia a natureza e com espécies diferentes tão próximas. Amos os bichos, a natureza. Parabéns pelo trabalho de vocês!!

  2. Bom dia, parabéns pela iniciativa! a natureza segue um fluxo próprio e nossa interferência na maioria das vezes só prejudica. Que essa idéia possa se espalhar! Abraço a Família!

  3. Que lindo! vi reportagem na TV Globo e fiquei encantada com a sua ideia. Que maravilha se no mundo existisse mais gente como vocês. Esse planeta seria um lugar muito melhor para se viver. A música de Arnaldo Antunes – “A nossa Casa” bem define seu estilo de vida. Parabéns! nunca desista de fazer desse um lugar melhor para todos. Grande abraço.

  4. Muito bom seu quintal …..adorei a materia que fizeram aí com vocês Lucy….devem atualizar o blog estarei sempre acompanhando ….super beijo

  5. Boa tarde!

    Assisti ao programa Antena Paulista hoje dia 10/07/16 e achei bem interessante a iniciativa. Gostaria de saber se há visitação pública na casa, dias abertos e valor por gentileza!

    Agradeço a atenção!

    Glaydna

  6. Adorei tudo isso…mas não encontrei o endereço. ..gostaria muito de visitar qdo for em Águas de Lindóia.
    Minha sobrinha tem um ap em frente o Bradesco e sempre vamos aí….um abraço.

  7. Parabéns pela iniciativa. Acabei de assistir a matéria no terra da gente é achei lindo demais.

    Deus quando criou a humanidade, colocou o primeiro casal num “quintal” chamado Éden. Fomos criados para viver em quintais assim…

    Impressionante como o ambiente tranquilo se espelha no seu jeito tranquilo, sereno, pacífico de falar.

    O mundo precisa de mais quintais como esse.

  8. adorei seu quintal,vi no programa terra da gente, também sou de aguas de lindóia sou biólogo e sempre tive vontade de ter um quintal assim , felizmente já tenho condições e ja estou procurando um local se voce tiver algumas dicas agradeço.. abraço e parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *